quinta-feira, 18 de junho de 2009

Os Portadores de Necessidades Especiais e o Preconceito
O preconceito é uma das grandes barreiras que bloqueiam a inclusão social e profissional dos portadores de deficiência física no país. A afirmação é do presidente do Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas Portadoras de Deficiência do Distrito Federal (ICP), Sueide Miranda Leite.

Conclusão:
Nós concluímos que a fome e a violência, estão em qualquer lugar do mundo, mas os países que sofrem mais são os países da Ásia, África e, da América Latina, onde está localizado o Brasil.

A violência não leva a nada, só nos prejudica e, é que a violência acontece por algumas situações, como brigas, roubos, guerras e etc.

E o que gera as brigas, os roubos, os crimes? A fome é uma das causas, mas também o preconceito.
A fome acontece não só no Brasil, mas em muitos lugares do mundo. Falta dinheiro para comprar comida porque as pessoas não tem emprego e, também muitas vezes não tem estudo para conseguir um bom emprego. A fome está mais presente na pobreza, por que as pessoas pobres não têm dinheiro para comprar seu alimento.
O Brasil tem um programa chamado "Fome Zero", mas mesmo assim não consegue acabar com esse problema, que é muito grave principalmente no s Estados do Nordeste.
A violência não acontece só com os pobres mas também com os ricos e também com as pessoas de classe média .
As crianças que vivem em lugares mais pobres conhecem a violência desde cedo, e para piorar a situação muitas vezes acabam indo para o caminho do crime, dizendo que não tiveram oportunidade de viver melhor, ou conseguir um trabalho.
Mas também existem casos de jovens que tem condição financeiras muito boa, estudam em escolas particulares caras e se tornam criminosos.
Existe uma forma de preconceito que não é o racial mas é contra as pessoas pobres, muitos acham que são pobres porque não querem trabalhar, mas os pobres normalmente abandonam a escola muito cedo e daí fica muito difícil arrumar um emprego.
O preconceito racial ainda existe no Brasil, mas é disfarçado porque as pessoas tem medo de ir para a cadeia , pois tem uma lei que pune até com prisão, casos de preconceito racial.
O preconceito racial é uma forma de violência que pode causar mais violência ainda.
Outra forma de preconceito é aquela que atinge deficientes: físicos, mentais, surdos- mudos, síndrome de Down. Em muitos lugares eles tem escolas especiais para eles e centros de tratamentos, como a AACD. É outra forma de preconceito que ninguém assume, todos dizem que tem pena, mas se eles não são capazes porque muitos trabalham, recebem salários como qualquer pessoa? Esse é um preconceito difícil de explicar, mas que existe, existe.
Para aprender a viver sem preconceito é difícil, as pessoas não falam muito a respeito, então teremos que aprender nós mesmos, quem sabe na escola, a gente aprende a entender e a ajudar
Mapa Conceitual:

Nenhum comentário: