terça-feira, 19 de maio de 2009

Portadores de deficiência sofrem com preconceito e dificuldade de locomoção

(Da Redação) - Amanhã é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes essa data foi instituída pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Mais do que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados e serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e também como forma de divulgar as lutas por inclusão social.
Mas para quem vive diariamente com alguma deficiência ainda enfrenta na pele muita dificuldade. Wanderson Almeida Cassimiro, 19 anos, que sofre de distrofia muscular diz que a maior dificuldade ainda está relacionada a locomoção. "Tem lugares sem rampas de acesso, apenas escadas, edifícios, sarjetas sem rebaixamento é muito difícil se locomover sem ajuda de alguém", fala.
"Ainda está longe de os poderes realmente se preocuparem com os deficientes, eu venho há quatro anos lutando por um transporte adaptado em Santa Gertrudes e até agora não consegui" , fala.
Já nas escolas o acesso já está adaptado. "Tanto na estrutura como os próprios professores, mas ainda falta mais capacitação para lidar com outros tipos de deficiência", fala.
Wanderson destaca que ainda existe muito preconceito contra o portador de deficiência, principalmente na hora de ingressar no mercado de trabalho. "Eu já terminei o Ensino Médio e não consigo uma colocação no mercado de trabalho", diz.
Segundo o supervisor do PAT Rio Claro Luiz Fernando Silviano, é grande o número de empresas que segue ao PAT em busca de portadores de deficiência para ingressar no mercado de trabalho. "O próprio PAT tem um programa especialmente para atender essa demanda", diz.
Ele destaca que a procura pelos portadores de deficiência ainda é pequena em relação ao número de vagas oferecidas. No momento o PAT conta com 15 vagas específicas para os portadores de deficiência.
"Em Rio Claro até que tem vaga, mas não tem como eu me deslocar de Santa Gertrudes pela falta do transporte adaptado", revela Wanderson.
O jovem que participa de um grupo de dança, ainda mostra seus dotes artísticos com pintura em tela e prova que algumas limitações físicas não impedem de ser uma pessoa feliz e apta a desenvolver diversas atividades.

Nenhum comentário: