terça-feira, 19 de maio de 2009

O que é preconceito contra deficiêntes fisicos??

Preconceito, como o próprio nome diz é um conceito previamente formado de que a pessoa, no caso de um portador de necessidades especiais, não seria capaz de determinada coisa.
Subestimam a capacidade deles, pois quando falta um dos órgãos ou quando há algum problema superam através de outros.
Segundo estatística os deficientes representam 10% da população brasileira, um total de 16,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, que de acordo com a lei tem direito de estudarem na escola em que escolherem, e os estabelecimentos de ensino devem providenciar os ajustes necessários (estruturais e pedagógicos) para receber tais alunos. Além disso, uma determinada porcentagem dos empregos nos setores públicos e privado é destinada a deficientes.
Porém não acontece por falta de adaptação tanto no setor educacional como o do emprego, tornando-os cada vez mais marginalizados.


É você olhar pra eles com cara de nojo. É você não se entrosar com eles por causa de seus defeitos. É você trata-los diferentes da demais pessoas. É você achar que eles não são capazes, pois eles são capazes sim. É você achar que eles não são pessoas normais só por causa da deficiência deles. Tudo isso é preconceito contra o deficiente pois trabalho em escola pra deficientes e sei que eles tem potencial e as vezes são bem melhores do que as pessoas ditas "normais".


A definição de preconcito é só uma, independente de contra o que.

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual.

Você vai gostar do seguinte artigo:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue...

Fonte(s):

13 comentários:

Unknown disse...

a vida e feita para viver mas sim com a amor e nao com pre eu axo que se todos lutarem contra podemos viver mehlor conçeito para mi todos soa umanos como pode existir o preconçeito LutE................................................................................

***maria*** disse...

Viver bem não significa: viver em uma mansão ou ser um milionário da vida, mas enxergar e amar a todos sem diferença sem egoísmo e principalmente sem dó! Até porque somos todos iguais perante ao pai ,e não vai ser nós que vamos mudar isso, então ame,corre,brinque e viva de igual pra igual afinal todos somos idênticos e principalmente HUMANOSSS ! hááá

sann* disse...

Preconceito contra deficiente físico Um coisa que ñ tem nda a ve por todos somos iguais a os olhos de Deus então porque olha com cara de norgo ou mesmo de medo pq ñ são bicho as pessoa que estão de cadeira de roda ou são cego,etc;Não devem tem vergonha deve reajim porque ela são os mesmo jeito que as pessoa que praticam preconceito contra ela e levantam a cabeça bola pra frente e ñ liga pra o oque os outro dizem ....

Deberson disse...

a vida e feita pra você aproveitar não importa sua situação o importante e ser feliz e saber que você e um vencedor,e não importa o que os outros digam : ).

Unknown disse...

SOU UMA CRIANÇA ESPECIAL DEPOIS DE SOFRER COM 2 MENINGITE.
MEU PAI NÃO ME DEU APOIO.
ELE DEIXOU MINHA MÃE QUANDO ELA EGRAVIDOU NOVAMENTE JÁ FAZ 4 ANOS,E SÓ AGORA ELE VIU MINHA MANINHA.
ACHOU ELA INTELIGENTE E BONITA E VE-LA E CONVIVER COM ELA. E QUANTO AMIM NEM MENCIONOU.
ISSO É PRECONCEITO?

Anônimo disse...

Ser deficiente e complicado eu tenho um amigo ele e deficiente da perna so da perna ele anda de boa so que ele anda meio estranho e pergunta pq ele anda assim toda santa hora isso mim deixa da vontade de pega uma bomba nuclea e explodi todos os paises do mundo Mais como tudo mundo sabe não tem como arruma nem volta no tempo para impedir E assim q vida continua as vezes penso qual sentido pq todo mundo nao nasce igual tipo perna,mao,cabeca pq ?? Pq a vida nao tem resposta ?? Sera que quando nois morre vamos revive em outra coisa bebe um animal? Pq o mundo tem negro pq o mundo tem branco? Pq o mundo tem deficiete? Pq quando deus criou a pessoa nao colocou todo mundo nego? Pq ele nao colocou os deficientes igual pq tudo nao tem resposta? Obg por ler :)

Unknown disse...

uma bosta, não consegui usar no meu trabalho pq nao saia o preto, odiei!!!!!!

Unknown disse...

Meu nome é Luciana trabalho em uma empresa grande ,discuti com uma colega de trabalho e ela me ofendeu dizendo que sou alejada

Unknown disse...

Bem, tenho 16 anos, sou portadora de uma deficiência rara (Osteogênese imperfeita), ou seja, as pessoas chama de ossos de vidro.
Meu pai não deixa eu sair de casa com meus amigos, ele disse que é por medo de que me aconteça alguma coisa, mas eu sei que não é isso, ele disse que só posso sair com ele, pq a unica coisa que meus amigos querem é se aproveitar de mim por eu ser deficiente, ele disse que não posso namorar pq nenhum garoto vai gostar de mim pelo que eu sou, que eles só se interessam por mim porque eu tenho meu benéficio de deficiente... AFF tô cansada de ser tratada como uma inútil. Isso é preconceito né?

Lucas R. Steincke disse...

Seu pai não é um bom pai, então nem se importe tanto com ele! Se ele n liga pra vc ignore ele!

Unknown disse...

Gente passei por vários preconceitos nesta vida. Dei a volta comecei me ama primeiro A Deus segundo minha pessoa.ja fui traído de jura de amor passado, Hoje tem uma vida na minha mão meu filho,outro começo outa família vida Nova...

Unknown disse...

Olá.
Me chamo Elaine.
Trabalho em um restaurante.
E uma colega de trabalho.
Insiste de me chamar de torta.
Pois tenho um problema na pena.
As vezes março.
O que posso fazer legalmente?

terramcuriosum disse...

A gente percebe como ainda existe preconceito contra as pessoas com deficiência, e isso não recai pra um tipo específico de limitação, fora as pessoas com deficiência física as pessoas que tem alguma deficiência intelectual também sofrem com isso, e acredito que as pessoas que tem esse último tipo de limitação são as que mais sofrem e que mais são estigmatizadas. Se um deficiente físico ainda possui a capacidade de casar, de ter filhos, de conseguir mais facilmente um emprego, a pessoa com alguma limitação "mental" nem isso consegue, porque a sociedade ver essas pessoas ainda com a crença de que são "loucas", "doidas", "malucas", não vem o que essa pessoa realmente é, suas capacidades e potencialidades. Sou estudante de direito e tenho autismo, muitos foram os impactos de ter passado nesse curso: tanto dentro como fora da minha família, muita gente debochava de mim, diziam que era de mais para mim, torciam para que eu reprovasse de curso, mas continuo nesse curso e foi ótimo ter ouvido isso porque só me fez pensar o quão eu sou capaz e tenho força pra ir muito mais além, possa ser que não termine direito mas tenho convicção de conseguir um diploma universitário. Vejo o exemplo de um primo meu, que possui deficiência intelectual propriamente dita, vejo como os preconceitos por ele vivenciados impediram de ter as mesmas oportunidades que eu de chegar numa universidade, sei que se me formasse em direito ou em qualquer outro curso lutaria em defesa da inclusão e acessibilidade para não ter que ver pessoas com deficiência na mesma situação que a dele.